Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Comparecimento Espontâneo no CPC: Quando o Prazo para Contestação Começa a Correr?

Análise do Recurso Especial nº 1909271/PR e Seus Impactos no Direito Comparecimento Espontâneo no CPC: Quando o Prazo para Contestação Começa a Correr?

1. Introdução.

O Direito Processual Civil brasileiro passou por significativas transformações com a entrada em vigor do Código de Processo Civil de 2015 (CPC/2015).

Entre as diversas inovações introduzidas, o instituto do comparecimento espontâneo do réu ganhou novos contornos, gerando importantes debates doutrinários e jurisprudenciais.

O Recurso Especial nº 1909271/PR, julgado pelo Ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, representa um marco nessa discussão, ao enfrentar a questão sobre o momento exato em que começa a fluir o prazo para apresentação da contestação quando o réu se manifesta nos autos antes mesmo da citação formal.

Este artigo tem como objetivo analisar minuciosamente o referido julgado, examinando seus fundamentos legais, os princípios processuais envolvidos e os impactos práticos da decisão. Para tanto, será realizada uma abordagem sistemática, partindo da conceituação do comparecimento espontâneo, passando pela análise do caso concreto e culminando nos reflexos da decisão para a prática forense.

2. O Instituto do Comparecimento Espontâneo no CPC/2015.

2.1. Conceito e Finalidade.

O comparecimento espontâneo está previsto no art. 239, §1º, do CPC/2015, que estabelece:

“O comparecimento espontâneo do réu ou do executado supre a falta ou a nulidade da citação, sujeitando-o aos efeitos do processo, como se válida fosse, e o prazo para apresentação de contestação fluirá a partir da data do comparecimento.”

Trata-se de um mecanismo processual que visa:

  1. Regularizar o processo quando há vícios na citação;
  2. Garantir economia processual, evitando a repetição de atos;
  3. Assegurar o contraditório, permitindo que o réu, mesmo não citado validamente, possa se defender.

2.2. Natureza Jurídica.

A doutrina majoritária entende que o comparecimento espontâneo possui natureza jurídica de ato processual unilateral, que produz efeitos ex nunc, ou seja, a partir de sua realização. Sua função precípua é suprir defeitos na citação, equiparando-se aos efeitos de uma citação válida.

3. Análise do Caso Concreto: Recurso Especial nº 1909271/PR.

3.1. Contexto Fático.

O caso em análise envolvia uma ação revisional de contrato de mútuo bancário ajuizada por Paulo Henrique Martho dos Reis contra o Banco Santander (Brasil) S.A.

O ponto central da controvérsia residia no fato de que o advogado do banco havia se habilitado nos autos antes mesmo da análise da petição inicial e da designação de audiência de conciliação.

O magistrado de primeiro grau considerou que esse comparecimento antecipado configurava comparecimento espontâneo e, como o banco não apresentou contestação no prazo decorrido a partir dessa data, decretou sua revelia.

O Tribunal de Justiça do Paraná, no entanto, reformou a decisão, entendendo que o prazo para contestação só começaria a fluir após a citação válida ou dispensa da audiência de conciliação.

3.2. Questão Jurídica Debatida.

A questão jurídica central submetida ao STJ era:

“A apresentação do réu no instante inicial da fase postulatória, em momento anterior à decisão do magistrado sobre o recebimento da inicial e à designação de audiência de conciliação, deflagra automaticamente o prazo para o oferecimento de contestação, nos termos do art. 239, §1º, última parte, do CPC/2015?”

3.3. Fundamentação do STJ.

O STJ, ao negar provimento ao recurso, adotou os seguintes fundamentos:

  1. Prioridade da fase conciliatória: O CPC/2015 estabelece que a solução consensual deve ser tentada antes da defesa (art. 334);
  2. Proteção ao devido processo legal: O réu não pode ser surpreendido com prazos que começam a correr antes mesmo de definida a via processual;
  3. Boa-fé processual: O sistema processual não pode penalizar o réu que comparece espontaneamente buscando cooperar com a justiça;
  4. Interpretação sistemática: O art. 239 deve ser lido em conjunto com o art. 335, que regula o início do prazo para contestação.

4. Princípios Processuais Envolvidos.

4.1. Devido Processo Legal (Art. 7º, CPC).

O princípio do devido processo legal exige que o réu tenha ampla oportunidade de defesa, o que inclui conhecimento claro sobre quando começa seu prazo para contestar.

4.2. Boa-Fé Processual (Art. 5º, CPC).

A boa-fé objetiva impõe que as partes ajam com lealdade processual. Nesse sentido, não seria razoável que o simples comparecimento antecipado do réu prejudicasse seu direito de defesa.

4.3. Efetividade Processual.

O CPC/2015 busca otimizar a tramitação processual. Permitir que o prazo começasse a correr antes da fase conciliatória poderia gerar atos processuais desnecessários.

5. Impactos na Prática Forense.

A decisão tem importantes reflexos para a atuação profissional:

5.1. Para advogados de réus:

  • A apresentação antecipada não implica risco de perda de prazo;
  • Deve-se aguardar a citação formal ou dispensa da conciliação.

5.2. Para advogados de autores:

  • Não podem arguir revelia com base em comparecimento prévio;
  • Devem respeitar a fase conciliatória antes de exigir a contestação.

5.3. Para juízes:

  • Devem assegurar que o réu tenha ciência clara do início do prazo defensivo;
  • Precisam observar a sequência lógica das fases processuais.

6. Conclusão.

O julgamento do REsp 1909271/PR representa importante avanço na interpretação do CPC/2015, harmonizando o instituto do comparecimento espontâneo com os princípios do devido processo legal e da boa-fé.

Ao decidir que o prazo para contestação só tem início após a fase conciliatória, o STJ:

  • ✔ Protegeu o direito de defesa;
  • ✔ Respeitou a lógica do sistema processual;
  • ✔ Evitou armadilhas processuais que poderiam prejudicar o réu.

Para os operadores do direito, a lição é clara: embora o comparecimento antecipado seja sempre recomendável como demonstração de cooperação, ele não pode ser utilizado para cercear o direito de defesa.

A segurança jurídica exige que os prazos processuais sejam claros e previsíveis, começando apenas quando efetivamente configuradas as condições para o exercício da defesa.

FONTE STJ.

RECURSO ESPECIAL Nº 1909271 – PR (2020/0320188-7)

Comente o que achou. Deixe a sua crítica, elógio, sugestão, pois sua participação é muiro importante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Artigos Relacionados:

Servidor Público com Vínculo Contínuo: O Direito de Escolha entre Regimes Previdenciários.

Servidor Público com Vínculo Contínuo: O Direito de Escolha entre Regimes Previdenciários.

Entenda a decisão do STF que garante ao servidor público com vínculo contínuo o direito de optar entre o regime de previdência complementar e o sistema anterior, com base no

Usucapião Especial Urbana e a Perspectiva de Gênero: Análise do Art. 183 da CRFB/1988 e Art. 1.240 do Código Civil sob a Ótica da Resolução CNJ n. 492/2023.

Usucapião Especial Urbana e a Perspectiva de Gênero: Análise do Art. 183 da CRFB/1988 e Art. 1.240 do Código Civil sob a Ótica da Resolução CNJ n. 492/2023.

Artigo doutrinário sobre usucapião especial urbana, analisando requisitos constitucionais e legais, animus domini, interversio possessionis e julgamento com perspectiva de gênero conforme Resolução CNJ n. 492/2023, com base em jurisprudência

Usucapião entre Ascendentes e Descendentes: Limites da Posse Familiar e o Entendimento do STJ.

Usucapião entre Ascendentes e Descendentes: Limites da Posse Familiar e o Entendimento do STJ.

Entenda por que o STJ nega, em regra, a usucapião extraordinária de imóvel de ascendente ocupado por descendente. Análise da posse precária, do animus domini e das exceções jurisprudenciais. PALAVRAS

Sursis Obrigatório em Violência Doméstica: Grupos Reflexivos e o Poder-Dever do Magistrado.

Sursis Obrigatório em Violência Doméstica: Grupos Reflexivos e o Poder-Dever do Magistrado.

Entenda como o STJ firmou o poder-dever do juiz de impor grupos reflexivos como condição do sursis em casos de violência doméstica, com base no art. 79 do CP e

A Reconvenção no Processo do Trabalho: O Contrato como Liame de Conexão e a Superação da Exigência de Afinidade Temática.

A Reconvenção no Processo do Trabalho: O Contrato como Liame de Conexão e a Superação da Exigência de Afinidade Temática.

Entenda como a jurisprudência do TST consolidou a reconvenção no processo do trabalho, superando a exigência de afinidade temática. Análise do art. 343 do CPC, do contrato de trabalho como

O Novo Regime de Custas do Recurso Especial: A Lei 15.498/2026 e a Virada Proporcional no STJ.

O Novo Regime de Custas do Recurso Especial: A Lei 15.498/2026 e a Virada Proporcional no STJ.

Entenda como a Lei 15.498/2026 transformou a cobrança de custas do recurso especial no STJ, substituindo valores fixos por alíquotas de 2% a 4% sobre o valor da causa, com

A Resilição Unilateral de Conta-Corrente por Iniciativa da Instituição Financeira: Análise do Tema 1.119 do STJ.

A Resilição Unilateral de Conta-Corrente por Iniciativa da Instituição Financeira: Análise do Tema 1.119 do STJ.

Análise doutrinária e jurisprudencial do Tema 1.119 do STJ, que fixou a inaplicabilidade do art. 39, IX, do CDC à resilição unilateral de conta-corrente bancária, com base na legislação especial

Perda pequena de capacidade não afasta direito a pensão mensal de operador de máquinas.

Perda pequena de capacidade não afasta direito a pensão mensal de operador de máquinas.

Entenda por que o TST garante pensão mensal ao trabalhador com perda parcial mínima da capacidade laborativa, mesmo com nexo concausal e aptidão para outras funções, com base no art.

A Gravação Ambiental como Prova no Processo Civil Brasileiro: A Licitude da Captação por Consumidor no Ambiente Corporativo à Luz do Estatuto da Advocacia.

A Gravação Ambiental como Prova no Processo Civil Brasileiro: A Licitude da Captação por Consumidor no Ambiente Corporativo à Luz do Estatuto da Advocacia.

Análise doutrinária e jurisprudencial sobre a admissibilidade da gravação ambiental feita por consumidor no departamento jurídico de empresa, à luz do REsp 1.969.798/DF, do art. 7º da Lei 8.906/94 e

Do Afeto ao Direito das Coisas: A Custódia Compartilhada de Animais de Estimação na Jurisprudência do STJ.

Do Afeto ao Direito das Coisas: A Custódia Compartilhada de Animais de Estimação na Jurisprudência do STJ.

Análise doutrinária e jurisprudencial sobre a custódia compartilhada de animais de estimação após a dissolução da união estável, com base no REsp 2.214.336/DF do STJ, que afastou a aplicação analógica